Bahia defende tabu de 11 anos contra o Cruzeiro em Salvador
- Hugo Santana
- há 1 hora
- 2 min de leitura
Desde 2014 o Cruzeiro não vence o Bahia em Salvador. No período, foram seis jogos, com três triunfos tricolores e três empates.

O Bahia entra em campo nesta segunda-feira (15), diante do Cruzeiro, com um retrospecto amplamente favorável jogando em casa. A Raposa não sabe o que é vencer o Tricolor em Salvador desde 2014, ou seja, já são 11 anos de tabu a ser quebrado.
Naquela ocasião, em duelo válido pela primeira rodada do Brasileirão, o Cruzeiro confirmou o favoritismo do então campeão nacional e venceu a equipe baiana, que contava com nomes como Talisca, Maxi Biancucchi e Lincoln. Curiosamente, um dos destaques do time mineiro era Everton Ribeiro, hoje peça importante no meio-campo tricolor, mas que não esteve em campo naquele encontro.
Desde então, Bahia e Cruzeiro se enfrentaram seis vezes na capital baiana, com três vitórias dos donos da casa e três empates. Nesse período, as equipes oscilaram entre as Séries A e B, incluindo um confronto válido pela segunda divisão em 2022.
Mesmo com o retrospecto desfavorável, o técnico Leonardo Jardim fez questão de minimizar o peso da estatística. Em entrevista coletiva, o português deixou claro que prefere olhar para o presente:
- Passado é uma história que é muito importante, mas, para nós, técnicos, o que importa é o próximo jogo. O que já passou não pode vir para nossas costas. O importante é o presente, e o presente é que ganhamos, como alguns tabus que já conseguimos quebrar. O passado já passou - destacou o treinador.
Últimos confrontos em Salvador:
08/06/2017 – Bahia 1×0 Cruzeiro (Edigar Junio) – Arena Fonte Nova – Brasileirão
02/12/2018 – Bahia 0×0 Cruzeiro – Pituaçu – Brasileirão
20/07/2019 – Bahia 0×0 Cruzeiro – Arena Fonte Nova – Brasileirão
08/04/2022 – Bahia 2×0 Cruzeiro (Vitor Jacaré 2x) – Arena Fonte Nova – Série B
10/06/2023 – Bahia 2×2 Cruzeiro (Kayky e Arthur Sales; Bruno Rodrigues e Wesley Ribeiro) – Arena Fonte Nova – Brasileirão
23/06/2024 – Bahia 4×1 Cruzeiro (Thaciano, Biel e Óscar Estupiñan 2x; Gabriel Veron) – Arena Fonte Nova – Brasileirão
Comentários