Bahia perde para o Fortaleza e é rebaixado para a segunda divisão

Na volta do intervalo, a partida ficou mais movimentada, com os dois times chegando bem ao ataque

Foto: Bruno Queiroz / EC Bahia


Pela 38ª e última rodada do Brasileirão, Fortaleza e Bahia se enfrentaram na Arena Castelão, nesta quinta-feira (9), em um confronto que valia a permanência da equipe baiana na elite do futebol nacional. O Esquadrão de Aço chegou a abrir o placar, mas o Leão do Pici virou e saiu com a vitória por 2 a 1.


Com o resultado, o Leão terminou a competição na quarta posição da tabela, com 58 pontos, e garantiu vaga na Libertadores pela primeira vez em sua história. Já o Bahia, com 43, ficou no 18º lugar e irá disputar a Série B em 2022.


O jogo


O primeiro tempo da partida na Arena Castelão foi truncado entre Fortaleza e Bahia. Apesar de mais posse de bola, o Leão não chegou a levar muito perigo ao Esquadrão de Aço, que se posicionou bem defensivamente. Sem criar muito, a equipe baiana acabou largando na frente em cobrança de pênalti. Após Marcelo Boeck atingir Gilberto dentro da área, Rodriguinho foi para a marca da cal e colocou os visitantes em vantagem: 1 a 0. Depois, os mandantes passaram a pressionar mais e chegaram ao empate após Yago Pikachu sofrer pênalti de Matheus Bahia. Wellington Paulista deslocou Danilo Fernandes e deixou tudo igual: 1 a 1.


Na volta do intervalo, a partida ficou mais movimentada, com os dois times chegando bem ao ataque. O Bahia chegou logo aos seis minutos, Gilberto cruzou da esquerda, e Juninho Capixaba apareceu no segundo pau, mas mandou para fora. O Fortaleza respondeu com Osvaldo, que exigiu boa defesa de Danilo Fernandes. O jogo seguiu lá e cá até que, aos 33, Yago Pikachu cobrou pênalti e deixou o Leão na frente: 2 a 1. Correndo contra o tempo, o Tricolor Baiano pressionou bastante nos instantes finais e quase marcou com Rodallega e Gilberto, ambos parados em boas defesas de Marcelo Boeck, que garantiu a vitória do Leão do Pici e decretou o rebaixamento do Bahia.

728x90-Campanha-BNAutos.gif