top of page

Rompendo o silêncio

⚠️ Indicado ler acompanhado pelo hino do Bahia.


Por Arizinha Souza*

Ouvi uma corneta ecoar, aquela mesma, que nos recruta à ladeira da Fonte, que nos faz gritar "Bahêa, Bahêa, Bahêa...", que permite cantar "samos" sem nenhum preconceito. Àquela que automaticamente faz trajar o manto e começar a reclamar de tudo quanto é jogador, que invoca Lourinho, Raudinei e quem mais puder, que autoriza a frase "se não for sofrido, não é o Bahia".


Certeza que você também consegue ouvir daí. A corneta que rompe o silêncio da saudade, que nos transporta à uma Fonte Nova lotada de Torcedores, amores e luzes. Suas poucas notas se tornam suficiente para fazer pulsar o sangue azul, vermelho e branco. Preste atenção! Apenas faça silêncio, então a ouvirá. E não se assuste, caso de repente comece a chorar copiosamente, a saudade faz dessas com todos nós. E quanta saudade estamos sentindo, não é?!


Ainda de olhos fechados, em meio ao som da Corneta consigo ouvir o grito dos vendedores de cerveja, churrasquinho e o "ingresso sobrando eu compro", sinto o cheirinho dos perfumes que se misturam a cada abraço no percurso da ladeira e vejo você que ainda não conheço ao meu lado comemorando um gol choradinho, no apagar das luzes.


A corneta que ouço hoje e que você também pode ouvir daí, é o amor rasgando o peito de saudade da arquibancada, da partilha de sentimentos, da cerveja quente com gosto de triunfo e até das derrotas amargas consoladas em braços que compreendem o que é torcer pelo Bahia. Àquela que em mim habita, faz recordar todo santo dia o que e o porquê de ser Bahia.


Se um dia esse anúncio da cavalaria Tricolor não descompassar as batidas do seu coração, certeza que ele simplesmente parou de bater. Tá lá no nosso contrato, fazer do Bahia nossas vidas, mesmo quando ele faz dela uma bela ( momentânea) desgraça. Seremos tricolores e corneteiros por toda vida!


Acorda para ouvir, tem uma corneta te recrutando, nesse momento é um chamado à vacina, que todos sigam se cuidando para que em breve a gente posso voltar às arquibancadas e exercitar vários xingamentos em portunhol!🤍


*As opiniões publicadas neste espaço não representam, necessariamente, o posicionamento do Info Bahêa.

bottom of page