Bahia alcança marca histórica e poderá ter recorde de jogos no Brasil desde 2017
- Hugo Santana
- há 13 horas
- 2 min de leitura
Tricolor fechará a temporada com 80 partidas oficiais, igualando o Sport de 2017 e ficando atrás apenas do Flamengo do mesmo ano. Fluminense ainda pode ultrapassar.

O Bahia poderá fechar a temporada de 2025 como o clube brasileiro com maior número de partidas disputadas desde 2017. Mesmo com a eliminação na Copa do Brasil, o Tricolor ainda terá 18 compromissos até o fim do calendário, chegando a 80 jogos oficiais, marca que iguala o Sport de 2017 e só fica atrás do Flamengo do mesmo ano, com 83.
Entre as curiosidades desse feito está a presença de Everton Ribeiro. Em 2017, o meia estava no Flamengo e ajudou a equipe a atingir a marca recorde de 83 jogos naquela temporada. Oito anos depois, agora no Bahia, o camisa 10 volta a ser protagonista em um time que novamente entra para a história pelo número de partidas disputadas no futebol brasileiro.
Somados todos os torneios já realizados neste ano, o clube baiano atingirá a expressiva marca de 80 jogos oficiais. Os números se distribuem da seguinte forma: 13 no Campeonato Baiano, 11 na Copa do Nordeste, 6 na Copa do Brasil, 10 na Copa Libertadores, 2 na Copa Sul-Americana e 38 no Campeonato Brasileiro.
No cenário atual, o único time que ainda pode ultrapassar a marca do Bahia é o Fluminense. O clube carioca segue vivo na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Até o momento, tem garantidos 79 jogos em 2025. Caso avance em pelo menos uma das competições, o Flu ultrapassará o número tricolor, podendo chegar ao máximo de 84 partidas.
O feito do Bahia ganha ainda mais relevância quando comparado com a elite europeia que esteve no último Mundial de Clubes. Na temporada passada, o Chelsea disputou 64 jogos, o PSG 65, o Bayern de Munique 56, a Internazionale 63, o Borussia Dortmund 55, o Manchester City 61, a Juventus 55 e o Real Madrid, recordista entre eles, fez 68 partidas.
Ou seja, o Bahia superará em número de confrontos todos os gigantes europeus citados.
Um detalhe importante é que os campeonatos regionais representam 30% do calendário do Tricolor em 2025. Foram 24 partidas somadas entre Campeonato Baiano e Copa do Nordeste. Sem esses compromissos, o Bahia teria terminado a temporada com 56 jogos, marca que se aproxima bastante do padrão dos principais clubes europeus.
Excelente matéria!
Hugo, você é um comentarista muito competente!
As matérias de Hugo são sempre excelentes, parabéns 👏🏻👏🏻